domingo, 8 de maio de 2011

O uso da música na literatura cristã

O uso da música na literatura cristã

A música sempre fez parte do Culto ao Senhor. O uso litúrgico dos Salmos foi estabelecido por Davi. Os serviços litúrgicos começavam com a chegada da Arca da Aliança ao tabernáculo. O livro dos Salmos é o hinário mais antigo que se conhece, usado tanto por Judeus como por cristãos. Seu uso, na liturgia cristã, foi herdado do culto sinagogal, mas novas feições musicais foram inseridas com o aparecimento dos cânticos e hinos ( I Co. 14:26; Ef. 5:19; Cl 3:16) que vêm introduzir, de forma clara, a adoração a Jesus Cristo e ao Espírito Santo, marcas identificadoras da fé cristã.

A Igreja sempre observou em seus cultos o uso do canto congregacional como expressão dos diferentes momentos litúrgicos. Clemente de Roma assinalou o uso do sanctus, na forma de Isaías 6:3, como responso, na celebração da eucaristia. No século II, Justino Mártir, ao descrever um culto cristão em sua primeira apologia ao imperador Antonius Pius, falou do cântico Glória à Trindade, início da celebração eucarística. Na ordem para a celebração da Ceia encontramos três momentos nos quais a Congregação é instruída a cantar: no início da celebração, confessando a sua fé ela canta, durante a comunhão, e após a oração de gratidão.

Em julho de 1536, de passagem por Genebra, Calvino foi persuadido for Farel a permanecer na cidade e a dar continuidade ao trabalho já iniciado e que agora ganhava novos contornos. No início de 1537, os reformadores apresentaram os “artigos concernentes à organização da igreja e do culto em Genebra”, que apontavam uma proposta para a edificação da cidade mediante dois aspectos: freqüente celebração da Ceia do Senhor e da disciplina.

O serviço de culto foi um dos pilares centrais da Reforma em Genebra. A partir do exercício do serviço de culto e da disciplina que o acompanhava, ocorreram mudanças na vida dos cidadãos de Genebra.

Baseado na Fides Reformata – Volume VII, nº 2 – 2002

Rev. Oséas Barreto Velasco.

Um comentário:

prdelcio2010@hotmail.com disse...

gostei muito do blog da igreja prebsteriana.
sou pastor delcio da igreja assembleia dos santos de bh, rj,sp
www.sdeicanacional.skayrock.com

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com