quinta-feira, 25 de outubro de 2012

6º Aniversário da Igreja


Nossa Igreja está em festa! São seis anos de organização, que serão comemorados no final desta semana:
 

6ª-feira: dia 26 – Mensagem: Rev. Juarez Marcondes – Vice –Presidente do Supremo Concílio da IPB/Pastor da IPB em Curitiba
•    Participação Musical – Coral e Quarteto da Igreja em Pe. Miguel
 

Sábado: dia 27 – Mensagem: Rev. Paulo Ferreira – Pastor da IPB em Coqueiros
•    Participação Musical – Coral da Igreja em Coqueiros
 

Domingo: dia 28 – Mensagem: Rev. Carlos Alberto Castorino – Vice-Presidente do Sínodo Carioca/ Pastor da Igreja em Jardim Colorado
•    Participação Musical – Coral Levitas do Rei(Igreja Local)

O Governo da Igreja

O Governo da Igreja

A Igreja em seu aspecto visível, como agrupamento de pessoas associadas para fins religiosos, tem necessariamente algum governo, e esse governo há de assumir uma forma qualquer.

O governo consiste no exercício da autoridade por parte do elemento governante e na obediência a essa autoridade por parte do elemento governado.

A suprema autoridade reside no Senhor Jesus Cristo, que é “a cabeça do corpo, a Igreja” e o esposo dela; e essa autoridade Ele exerce por sua providência, nos acontecimentos da história, como Aquele “que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fecha, e que fecha e ninguém abre”(Ap. 3.7); por seu Santo Espírito, produzindo impulsos íntimos nos indivíduos, distribuindo-lhes dons e chamando-os a serviços especiais; e outras vezes inspirando movimentos espirituais ou de reformas religiosas sadias; por sua Palavra escrita, na qual revelou os princípios básicos do governo e administração da Igreja, não cabendo a esta legislar senão nos detalhes que Ele foi servido deixar à nossa discrição. Esses princípios básicos quanto à forma de governo, aos oficiais de sua administração, à autoridade que os escolheu e aos Concílios que eles constituem, se acham suficientemente revelados nas Escrituras do Novo Testamento.

Reverendo Oséas Barreto Velasco

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dia da Escola Bíblica Dominical

Não deixe que o sono te impeça de ser abençoado e aprender mais da palavra de Deus e se confraternizar com os irmãos. Passeio em comemoração pelo dia da EBD. Dia 16/09 às 07h30. Maiores informações Rosiane Moulin e Helio Moulin Curti Junior.

Festa de Missões 2012

Veja abaixo algumas fotos da nossa Festa de Missões 2012. Esta festa tem o objetivo de arrecadar ofertas para o envio de missionários da Igreja Presbiteriana.









Para ver fotos da Festa de Missões de 2010, clique aqui.
Para ver fotos da Festa de Missões de 2009, clique aqui.
Para ver fotos da Festa de Missões de 2008, clique aqui.
Para ver fotos da Festa de Missões de 2007, clique aqui.

domingo, 26 de agosto de 2012

Fotos do Aniversário da SAF

Veja algumas fotos do culto de aniversário da SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina) de nossa Igreja, no último dia 24 de agosto.







terça-feira, 21 de agosto de 2012

Afinal de contas, quem é o aniversariante?

Afinal de contas, quem é o aniversariante?

A princípio o aniversariante é a organização do Ponto de Pregação que hoje completa 5 anos de muitos que virão. Entretanto, o trabalho é composto por pessoas. Sendo assim, não temos um aniversariantes, mas vários. Cada qual com o seu tempo de serviço em prol deste Ponto de Pregação.

São crentes de todas as idades, homem, mulher, adolescente e criança. Essa pessoas têm diferente formações e atuam em diferentes áreas profissionais. São crentes com metas de vida diferente em alguns casos. Gente que sonha diferente. Uns são de origem rural e outros de origem urbana. Há os aposentados, pensionista e estudantes. São pais, avós, filhos, netos e irmãos. Casados e solteiros. Tem gente emprestada de outras igrejas que vieram contribuir para o progresso do trabalhona lida diária. Gente que não tem medo de perder espaço para os novos que se chegam para trabalhar de verdade. Somos diferentes em muitas coisas, porém é preciso dizer que temos um mesmo objetivo que é a proclamação do evangelho de Jesus Cristo neste bairro.

Também somos os aniversariantes! Para cada um desses irmãos, os nossos cumprimentos. Parabenizamos a todos, pois fazem parte de uma história vitoriosa e que omeçou na cruz de Cristo. Agradecemos o apoio da Igreja-mãe, dos pastores que supervisionaram e supervisionam esse trabalho. Agadecemos aos irmãos que deram a idéia que resultou no início deste santo projeto. 

Acima de tudo, agradecemos a Deus que aprovou este santo projeto que completa 5 anos de existência. Por causa de sua provisão, continuamos anunciando o evangelho e, em nossas necessidades, tem dado mais do que preisamos para o seu crescimento e fortalecimento.

Seminarista Márcio Coelho da Silva

domingo, 12 de agosto de 2012

Dia dos Pais, como tudo começou ...

DIA DOS PAIS, COMO TUDO COMEÇOU...

Ao que tudo indica, o Dia dos pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dediado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de Junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.  

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924, o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de Junho como Dia dos Pais nos EUA. No Brasil, comemoramos no 2º domingo de Agosto.

Adaptado por Seminarista Márcio Coelho da Silva

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A necessidade de um avivamento espiritual - Debate em 26/08

A necessidade de um avivamento espiritual

No domingo, 26 de agosto, às 09 horas, debateremos em nossa Escola Dominical o tema "A necessidade de um avivamento espiritual", com base em uma mensagem do Rev. Hernandes Dias Lopes.  No link abaixo você pode ouvir ou baixar o audio da mensagem. Ouça e prepare-se para o debate. Participe conosco.

http://hernandesdiaslopes.com.br/podpress_trac/web/2901/0/2012-03-04_Hernandes_Lucas_c24-v49.mp3

domingo, 5 de agosto de 2012

Dia do Presbítero

DIA DO PRESBÍTERO

Hoje dia 05 de Agosto, é comemorado o dia do presbítero pelas  Igrejas Presbiterianas espalhadas pelo Brasil. É uma justa homenagem. Ela não pode passar em branco. Nossos jovens precisam desde já entender a nobreza deste ofício. Na Igreja Presbiteriana do Brasil, este ofício deve ser exercido por homens piedosos e qualificados para a tarefa. Esses são os critérios que hoje a membresia de nossas igrejas locais utilizam para escolher os homens que vão liderá-los por um determinado tempo. Este pode ser reeleito para o ofício a cada 5 anos. Aos presbíteros que serviram a uma igreja local por 25 anos, a membresia pode lhe conferir um outro título. O título de presbítero emérito. Nossa denominação reconhece aqueles que demonstraram zelo enquanto exerciam o mandato de presbítero. O exercício do presbiterato é tão nobre, que até a Bíblia sagrada faz referência a ele. Veja:

Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória (1Pe 5.1-4).

Nossa palavra de gratidão a esses dedicados servos de Deus os quais têm, ao lado dos pastores, a responsabilidade pela liderança e supervisão espiritual do rebanho do Senhor. Os pastores contam com a valiosa ajuda desses dedicados irmãos na liderança, no cuidado pelas ovelhas do Senhor, na administração dos interesses da igreja e no enfrentamento das dificuldades e desafios.

Nossa palavra é sempre de incentivo aos presbíteros para que, a cada dia, sejam, juntamente com seu pastor autênticos cuidadores do rebanho que Deus tem nos dado. O apóstolo Pedro nos lembra essa tarefa comum: cuidar do rebanho de Deus que nos tem sido confiado. O rebanho, portanto, pertence ao Senhor, e a Ele prestaremos contas desta responsabilidade. O apóstolo Paulo nas suas recomendações aos presbíteros de Éfeso (At 20.28) dizia: “Atendei por vós e pelo rebanho...”, lembrando a importância e a necessidade do cuidado pessoal para que, empenhados nessa tarefa, não viessem a fracassar na vida pessoal.

Que nossos jovens sejam despertados pelo Senhor, dono dessa Seara, para que se preparem a fim de que um dia tenham as qualificações desejadas para ocupar com dignidade o presbiterato, suprindo assim as necessidades da igreja da qual é membro. Quanto à Igreja, jamais deixe de investir na qualificação desses jovens, aliás, não só na qualificação, devemos mortrar-lhes que para ocupar essa posição, tem que ser homem piedoso.

Seminarista Márcio Coelho da Silva






domingo, 29 de julho de 2012

Dia do Adolescente Presbiteriano

DIA DO ADOLESCENTE PRESBITERIANO

Hoje dia 29 de julho, é comemorado o dia do adolescente Presbiteriano. Não devemos nos esquecer, também dos outros adolescentes de outras denominações, pois o adolescente por mais jovem que seja, também tem trabalhado, servido, se dedicado ao máximo ao trabalho do Senhor.

Vocês jovens; Não vos deixes desanimar, pois o senhor está conosco, sempre lutando a nosso favor, vamos ser exemplo, também aos mais velhos, mostrando que o nosso Senhor é o Deus de todas as coisas, vamos nos dedicar, nos prostrar, pois assim como Deus escolheu a Davi, Ele nos escolhe para que nas próximas gerações, possamos ser os líderes do trabalho ao Senhor.

Parabéns adolescente e que esse propósito de Deus possa ser honrado em sua vida.
                                     
Adolescente Bruno Souza
Ponto de Pregação em Campo Grande

domingo, 15 de julho de 2012

Missão de Israel x Missão da Igreja

MISSÃO DE ISRAEL x MISSÃO DA IGREJA
                        
O tema proposto acima de maneira nenhuma quer passar a idéia de que existe algum tipo de incompatibilidade entre a missão de Israel e missão da Igreja. Na verdade o ponto de contato entre as duas é Jesus Cristo. Sem ele, a incompatibilidade seria notória.

Temos que pensar a missão de Israel sempre em termos da entrada do Deus encarnado (Jesus Cristo) na história humana. Assim,  Israel foi escolhido para que através dele viesse o salvador ao mundo. O salvador precisaria nascer em algum espaço geográfico. A localização, portanto, foi definida pelo próprio Deus ao preparar a terra prometida. O Senhor preservou Judá ao invés do reino de Israel para que o messias fosse da casa de Daví.  Foi assim que Jesus, o Deus filho entrou na História. Talvez seja por isso que Deus foi tão exigente e tão misericordioso para com a descendência de Abraão. Ele preparou tudo para que ocorresse a entrada do Deus filho na história.

Já no caso da Igreja, temos que pensar em termos de levar a mensagem do messias para toda a terra. E é essa a nossa missão enquanto Igreja. O Deus encarnado já entrou na História e agora cabe à Igreja anunciá-lo a todos. Agora dá para entender a sublime missão dada por Jesus aos seus discípulos para pregar o evangelho a toda criatura. Portanto, negar essa nobre missão é deixar de ser Igreja, pois a essência da missão dela não é gerar o Cristo e sim tornar sua mensagem conhecida. Isso exige movimento. A missão de gerá-lo coube para Israel que serviu como uma espécie de logística para recebê-lo. Contudo, de maneira alguma se quer aqui diminuir a missão que o próprio Deus reservou à Israel. Ela também foi nobre.
   
Portanto, essa missão é um  privilégio  e uma responsabilidade. Tanta para Israel como para a Igreja. Estamos a serviço de Deus. Fazemos parte de seus planos. Aliás, ocupamos um espaço nesse plano que nem os anjos ocupam. Os anjos aprendem com nossa pregação. O plano de Deus foi se tornando claro para todos nós à medida que a Igreja atuava debaixo da assintência do Santo Espírito. Irmãos, valorizemos o que temos recebido. Cumpramos cabalmente nossa tarefa para a glória de Deus.

Seminarista Márcio Coelho            

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Caminhada Presbiteriana - 12 de agosto de 2012

Amados Irmãos!

Trazemos informações atualizadas da nossa CAMINHADA!!


O Instituo Mackenzie aderiu oficialmente à Caminhada Presbiteriana

Toda estrutura de pista, tais como: Trios elétricos, banheiros químicos, estrutura de saúde, estão sendo regularmente contratados

O Rev. Josué Rodrigues, MD pastor da IP Betânia, será o dirigente e cantor do Culto ao lado do Rev. Hernandes que será o pregador

A Caminhada gravou em programa da CNT, Fala Baixada, e estamos tentando pauta junto a Rádio Bandeirantes e Jornal Extra

Será entregue convite ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de janeiro

O desembargador, presidente do Tribunal, concedeu 8 minutos de entrevista no programa deles na Rede Brasil de Televisão

A Rede Globo de Televisão aprovou seu apoio à Caminhada Presbiteriana, inicialmente com  entradas de 15 segundos, dias antes da Caminhada

A IPB depositou na conta do Sínodo Guanabara na semana passada R$ 40.000,00

184 ônibus virão à Caminhada, até o momento

Já temos cerca de 15.000 presbiterianos confirmando presença na Caminhada

A parceria com a APECOM nos garante:
    · Adesivos
        · Camisas
        · Banners
        · Outdoor, em negociação

Reunião na Prefeitura
             
    · Transportes (para quem está na cidade do Rio de Janeiro e perto das estações de trem):
      * Preferência ao transporte público coletivo: ônibus, trem e metrô;
          * Estação metrô Ipanema: General Osório (chegada);
          * Estação metrô Siqueira Campos (saída).
        · Transportes Ônibus:
          * Estamos fechando acordo com a Prefeitura para todos os ônibus ficarem na Av. Presidente Vargas;
          * Ao desembarcar na Av. Presidente Vargas seguir de Metrô;
            OBS: É possível pegar uma linha de ônibus público
  * As igrejas devem indicar, com antecedência para Andréa Fernandes (fernandes_andreamaia@hotmail.com)  ou Presb. Ricardo Rodrigues (ricardo.dr@terra.com.br), 01 responsável por cada ônibus, devendo informar o nome e telefone do mesmo;
          * Providenciar cartaz constando: Nome do Sínodo, Nome da Igreja e Nome/Celular do responsável pelo ônibus.

Crianças:
      · Devem estar ACOMPANHADAS DOS RESPONSÁVEIS. Caso estes, por algum motivo, não possam  estar presentes, a orientação é que façam um Termo de Autorização responsabilizando alguém
da igreja à levá-los, ficando esta pessoa responsável pelos mesmos;
      · É necessário informar o número de crianças que irão de cada igreja;
      · A pulseira deve ser colocada antes das crianças chegarem no local da Caminhada.

 Banheiros:
  · Os banheiros químicos estarão disponíveis na chegada, Posto 6, e no final da Caminhada, Posto 3.

Cidadania: Ponha fé nesta ideia!
  · Não joguem lixo durante a Caminhada;
  · Alegria respeitosa;
  · Ordem e decência;
  · Etc.

domingo, 8 de julho de 2012

09 de Julho, Dia do Diácono


09 DE JULHO, DIA DO DIÁCONO
                         
"Mas, irmãos escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço...” Atos 6:3

No dia 09 de Julho, a Igreja Presbiteriana do Brasil comemora o Dia do diácono. O diáconato é um cargo muito antigo, pois foi riado quando a Igreja de Cristo ainda dava os seus primeiros passos conforme está registrada em Atos 6.

Por isso dizemos que o diaconato é um ofício bíblio e, em consequência, as Igrejas Presbiterianas locais elegem dentre seus membros, pessoas para serem investidas e instaladas como diáconos. Segundo a Palavra de Deus em Atos 6, o candidato ao diaconato deve ser homem, de bo reputação, cheio do Espírito Santo e de sabedoria. Para a Igreja Presbiteriana ainda há outros requisitos que devem ser levados em conta na hora de escolher tais como ser maior de 18 anos, membro professo da igreja e fiel nas entregas do dízimo caso trabalhe.

O diácono ajuda o pastor e os presbíteros na administração da Igreja local, ainda que só cabe àqueles o dever de governar a Igreja como Conselho. Então, o diácono ajuda, mas não faz parte do Conselho. Ele é o responsável por manter a boa ordem no culto público e acudir os necessitados. Há uma promessa na bíblia para quem exerce esse ofício de maneira digna. Diz que quem desempenha bem o diaconato, alcança para si justa preeminência e muita intrepidez na Fé em Cristo Jesus.

Nosso Ponto de Pregação ainda não é formalmente uma Congregação e muito menos uma Igreja organizada. Entretanto, devemos ensinar aos homens que a eles foi dada pela Bíblia uma missão muito nobre. Eles é que ocuparam esse cargo no futuro próximo, om o tempo passaram a ser os presbíteros e quem saber até pastor!

Para tanto, esse privilégio deve ser encarado por eles como uma grande responsabilidade. Os homens presbiterianos devem se preparar desde já para oupar o seu espaço na Igreja do Senhor. Você tem se preparado para quando este dia chegar? Precisamos de homens piedosos, que não são dominadores do rebanho que é do Senhor. Homens que dignifiquem o cargo que ocupam. Homens capazes de liderar a Igreja de tal maneira que a proteja e a mantém unida.

Seminarista Márcio Coelho

sábado, 7 de julho de 2012

Carta da JMN/IPB




São Luis, 04 de Julho de 2012.

Aos Amados irmãos.

“ Estou plenamente certo que aquele que começou boa obra em vós há de completa-la até o dia de Cristo Jesus.” Fp 1:6

Estamos em campanha visando à plantação de novos campos em 2013.

Atualmente estamos com 189 campos distribuídos em todo território nacional, mas ainda é pouco diante do numero de cidades a serem alcançada pela nossa IPB.

Agosto se aproxima mês de missões, queremos desafiar os irmãos a pensar em serem nossos parceiros na plantação de novos campos, levantando uma oferta especial com esse objetivo.

Também nós da JMN / IPB estamos a vossa disposição para fazermos uma visita de divulgação em vossa Igreja.

Nosso Encontro Nacional de Obreiros da JMN será realizado no Rio na 1ª Igreja Catedral, de 1 a 4 de novembro de 2012, oportunidade que os irmãos terão de conhecer todos os obreiros, adotar uma família de missionário e levar no domingo dia 4 pela manhã para falar na sua Igreja basta nos comunicar com antecedência para coordenarmos na programação.

Nossas contas para deposito:

 Bradesco: 
 Agência: 0595-9                  Conta Corrente: 38270-1

 Banco Brasil
 Agência: 1849-X                  Conta Corrente: 22379-4

Igreja Presbiteriana do Brasil.


Nos laços da Cruz.

Fraternalmente,

José Batista da Hora
Pres. da JMN/IPB
Pastor da I P do Centenário em São Luis – MA.
Fone: (98) 3226-3233
Cel: (98) 8704-5224 


Av. dos Franceses, 160 – Alemanha
CEP: 65036-280 – Tel.(98) 3249-0083 Fax: (98) 3249-0082
São Luis - Ma

domingo, 20 de maio de 2012

Como é que nasce uma família?


Como é que nasce uma família?

“Sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, da qual passou ele a ser filho. Esta lhe chamou Moisés e disse: Porque das águas o tirei.” Êxodo 2:10

O texto de provérbios é bem claro quando se preocupa em orientar os mais jovens que desejam construir uma família. Nessa orientação, a preocupação é fazer com que eles entendam que a origem de uma relação conjugal sadia sempre está em Deus.

Em nossos dias, o critério que os jovens têm utilizado para escolher uma esposa ou esposo é bem diferente do modelo bíblico. Infelizmente muitos se prendem exclusivamente a detalhes de natureza estética. Outros se prendem a esse detalhe, que por si só já é um grande risco, e conseguem piorar as coisas quando optam por uma relação que exclui qualquer tentativa de amadurecê-la com vistas ao matrimônio. Apostam numa relação que não crie raízes.  
 
Outras pessoas, porém, querem iniciar uma nova relação após um divórcio ou falecimento de seu cônjuge. Geralmente são pessoas mais maduras que dificilmente se deixarão levar por critérios inconsistentes. Para estes, vale a mesma recomendação bíblica. Devem buscar em Deus a direção em tudo. Nessas circunstâncias, saber esperar é uma atitute muito sábia. Porque todos nós queremos a benção de Deus sobre o nosso novo lar. E é, por isso, que muitos fazem questão de fazer uma cerimônia religiosa de casamento.  

A benção Dele está sobre todos os lares que, continuamente,  O colocam em  primeiro lugar. Tudo porque o fiel foi criterioso na hora de escolher o seu cônjuge. Então peça o favor do Senhor! 
                                                       
Seminarista Márcio Coelho

domingo, 13 de maio de 2012

Mães que não geraram


Mães que não geraram

Sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, da qual passou ele a ser filho. Esta lhe chamou  Moisés e disse: Porque das águas o tirei.” Êxodo 2:10

Quando paramos para comemorar o Dia das Mães, estamos na verdade reconhecendo, dentre outras coisas, o papel delas nos propósitos divinos. A aternidade é uma dádiva de Deus a elas e também o meio pelo qual realiza Seus propósitos eternos e perfeitos.

Foi assim com a filha de faraó que sem gerar foi mãe e através de sua maternidade Deus levantou Moisés, o libertador de Israel. Aquele que fez de um amontoado de parentes escravizados no Egito, uma nação organizada, orgulhosa de sua história, com uma legislação completa e avançada para seu tempo, com uma terra para morar e produzir, com um Deus para servir e cultuar e com um propósito.

Deus tem feito alianças com as mulheres por meio da maternidade sendo elas geradoras ou não. Outros exemplos, só que desta vez de mulheres que geraram, confirmam que Deus as usa para cumprir seus propósitos para salvar e abençoar os Seus. Assim ele fez com Eva, Sara, Rebeca, Ana, Isabel e com Maria. Através de Eva viria aquele que iria esmagar a cabeça da serpente. Em Sara e não em Hagar estava a descendência escolhida e prometida a Abraão. Rebeca sabia, por revelação divina, e fez de tudo para que a benção do primogênito recaísse sobre jacó e não em Esaú. Em Ana, Deus ergueu uma voz profética em Israel, após longos anos de silêncio, num tempo em que cada um fazia o que bem lhe parecia. Com Isabel, Deus levantou o legítimo sumo sacerdote que era João Batista para apontar o Cordeiro que tira o pecado do mundo. E, finalmente em Maria, Deus faz entrar na história da humanidade o Salvador. 

A benção Dele está sobre todas as mulheres. Sobre as que geraram e sobre aquelas que foram mães sem gerar. Em toda a história, quando Deus precisou agir, fez alianças com todas elas. 

Seminarista Márcio Coelho                 

domingo, 6 de maio de 2012

Simpósio sobre Presbiterato - 19 de Maio

Clique na Imagem para ampliar

Simpósio sobre Presbiterato
"Pastoreando o rebanho de Cristo"

Data: 19 de Maio de 2012
Local: Igreja Presbiteriana Jardim São Geraldo
Rua Erasmo, 20 (Próximo a Estrada do Mendanha) - Campo Grande
Rio de Janeiro - RJ

Preletor: Rev. Euripedes da Conceição

Maiores informações:
Secretaria de Educação Religiosa - Rev. Edvan Fully
revedvan@ig.com.br
Tel.: 21 3395-3520

Maio, mês do lar


Maio, mês do lar

“Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.” Efésios 5:28

As igrejas Presbiterianas têm adotado o habito salutar de orar intensamente pelos lares dos membros durante o mês de Maio. Em algumas igrejas, há reuniões de orações todos os dias ao longo desse mês. Ali aproveita-se para evangelizar familiares que por algum motivo não costumam frequentar o templo. Toda essa movimentação ocorre nesse mês, porque nele se comemora o Dia das mães e também porque é considerado como mês das noivas.

Essa iniciativa das igrejas só reforçam o papel da família como um espaço privilegiado, onde a vida cristã é vivida de maneira autêntica. Porém, notícias ruíns sempre chegam. São lares cristãos sendo desfeitos por motivos bobos. São pais que não sabem como reconquistar sua autoridade para pôr limites aos filhos. São filhos que não tem um modelo de herói em casa e procuram alguma referência na televisão, internet, no consumismo, no namoro preciptado, nas vozes que vem da rua e nas músicas com letras indecentes. No texto escrito por Paulo e que foi destacado acima, o marido é fortemente exigido. Como cabe a ele o governo do lar, a primeira coisa que a bíblia exige dele é o amor sacrificial pela esposa. Quando o homem assume o papel que Deus lhe deu, sua esposa se sentirá segura, pois sabe que é amada. Ele está pronto a atender suas necessidades mediante um olhar diário e mais sensível. Seus filhos aprenderão de novo o quanto é legítimo e  honroso para um homem, quando ele sabe tratar uma mulher. Saberão  que não é sinal de fraqueza do homem agir assim. É o fortalecimento dos laços familiares segundo a proposta de Deus.

Portanto, o modelo bíblico de homem para governar o lar não tem nada haver com o que se vê por ai. Um tipo autoritário, egoísta e insensível. Que neste mês de maio, todos os homens cristãos de nossas comunidades renovem sua declaração de amor a sua esposa, pois fazendo assim, estará sinalizando que o bem estar de seu lar é sua prioridade para a glória de Deus e alegria de toda igreja.

Seminarista Márcio Coelho                

Missão Integral da Igreja


Missão Integral da Igreja

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”                                                                                                                                         
Mateus 28:19

Esse assunto tem provocado inquietação em muitas pessoas e denominações, porque ele aprofunda o entendimento que temos até agora sobre o papel da Igreja no “Ide” do Senhor Jesus Cristo. Reconheço que abordar tal assunto é mexer com interesses de grupos que de certa forma se beneficiam com a atual estrutura injusta em que nossa sociedade se  construiu e se sustenta.

Também mexe com o programa missionário das Igrejas, pois busca ser um novo referencial a ponto de que este programa vise  à transformação das estruturas sociais vigentes e que são produtoras de injustiças sociais. Nesse novo modelo de explicação do que seria o verdadeiro papel da igreja no “Ide”, a evangelização deixa de ser uma proposta apenas para o futuro no céu, e passa a ser uma proposta de transformação que já começa no presente e se prolonga na eternidade futura. O Reino de Deus é entendido como sendo uma realidade já presente ao mesmo tempo que caminhamos para sua implementação completa na volta de Cristo quando este subjugará a todos e a tudo para que enfim se cumpra a profecia sobre novos céus e nova Terra.  

Assim, os desdobramentos de tal pensamento fará com que o evangelho apresentado pela igreja atenda às pessoas de maneira integral. Por isso o nome é Missão Integral. A idéia é cuidar da alma e do corpo do ser humano. Cristo agiu assim enquanto esteve entre nós. Da mesma forma, devem agir seus seguidores.

Seminarista Márcio Coelho               

sábado, 28 de abril de 2012

Desligue ou selecione !


DESLIGUE OU SELECIONE !
                   
“Não porei coisa má diante dos meus Olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disso se me pegará”. Salmo 101:3
   
Temos que ter a coragem para desligar. Desligar tudo aquilo que prejudica a minha saúde espiritual e a da minha família. Devemos guardar os nossos lares da influência do mal que chega através do mau uso da internet e dos programas de televisão que negam quase todos os valores cristãos, quando não os deturpam. 
     
O salmo 101 registra como é o modelo de um bom rei. Ao analisá-lo, logo entendemos que algumas das responsabilidades desse bom rei é guardar a sua casa e a cidade que estam sob a sua responsabilidade. Guardar de qualquer influência do mal que nos distancia da vontade de Deus e desestabiliza a comunhão. No versículo 3, o salmista está decidido que não se deixará vencer. Reagirá. Reagirá ao não deixar que coisas estranhas à vontade de Deus permaneça diante de seus olhos.
     
Vigiemos porque os dias são maus. Embora não compactuemos com suas práticas, o fato é que fazemos parte de uma sociedade que está mergulhada na imoralidade; que zombam da Igreja;  profanam o que é sagrado; uma sociedade que desaprendeu como se educa os filhos; uma sociedade, que de maneira injustificada, despreza o que é antigo, tradicional; sociedade individualista; sociedade que fabrica ídolos que não servem de  modelos; sociedade que alimenta um tipo de relacionamento superficial; sociedade que não sabe mais fazer programas de televisão para toda a família; que não sabe mais produzir desenhos para nossos filhos; que não sabe mais compôr músicas que dignifiquem a condição humana; que não sabe mais fazer programas humorísticos sem o apelo desastroso ao herotismo; sociedade que já não crê em verdade e sim em verdades; sociedade consumista e presa ao deus dinheiro. 
   
Desligue sim ! Quem deve educar você e sua família é a Palavra de Deus. Mesmo na internet ou na televisão há excelentes conteúdos que não negam nossos valores cristãos. Nesse caso, a palavra de ordem é selecionem ! Selecionem o que é bom para sua vida espiritual e para sua família.                                                                                      

Seminarista Márcio Coelho

domingo, 15 de abril de 2012

A Ressurreição de Jesus


A Ressurreição de Jesus

“E encontraram a pedra removida do sepulcro; mas ao entrarem não encontraram o corpo do Senhor”(Lc. 24.2,3)

A ressurreição de Jesus foi um ato divino que envolveu todas as três pessoas da divindade (Jo. 10.17-18), At..13.30-35). Não foi mera restituição do corpo físico desfalecido, tirado da cruz e sepultado. Foi uma transformação de humanidade de Jesus, que o capacitou a aparecer e a desaparecer e mover-se de forma invisível de um lugar para outro (Lc. 24.31,36). Foi a renovação criativa do seu corpo, que o tornou agora corpo totalmente glorificado e não mais sujeito à morte(Fp. 3.2; Hb. 7.16,24). O Filho de Deus, no céu, vive no corpo e através do corpo e assim será para sempre. Em I Cor. 15.50-54 Paulo ensina que os cristãos que estiverem vivos na terra no momento em que Jesus voltar passarão por transformação semelhante. Os que morrerem em Cristo antes da sua vinda serão transformados do mesmo modo e jamais voltarão a morrer.

O Cristianismo se apoia na certeza da ressurreição de Jesus como fato ocorrido na história. Os evangelhos têm-na como seu ponto alto, com o túmulo vazio e os aparecimentos do ressurreto, e o Livro de Atos insiste nisso (At.1-3; 2.24-35; 3.15; 4.10;5.30-32; 13.33-37). 

Paulo considera a ressurreição como prova indiscutível de que a mensagem a respeito de Jesus, como juiz e Salvador, é verdadeira (At.17.31; I Cor. 15. 1-11, 20). A ressurreição de Jesus demonstrou sua vitória sobre a morte (At 2.24: I Cor. 15.54-57), vindicando-o como justo.(Jo. 16.10) e revelando sua identidade divina(Rm1.4). Ela o conduz à ascensão e ao seu atual Reino Celestial. Garante o atual perdão e justificação do crente (Rm 4-25; I Cor. 15.27) e é  esperança de vida eterna para o crente em Cristo(Jo 11.25-26; RM.6; Cl 2.9-15; 3.1-4). Jesus ressuscitou para nossa ressurreição, venceu a morte para nos garantir a vida eterna. Devemos viver nessa certeza e na esperança de estarmos com Ele na sua glória.

Rev. Oséas B. Velasco

sábado, 7 de abril de 2012

Dá para marcar um dia ?


Dá para marcar um dia em que deixarei os meus vícios e meu rancor  para  viver uma vida de santidade e dependência só de Deus?

Lamento dizer para você que isso não será possível. Não dá para marcar uma data que já foi marcada pelo próprio Deus. Essa data foi marcado por Ele com o objetivo de corrigir os nossos caminhos no momento em que Cristo morreu e ressuscitou. A cruz e o túmulo estão vazios e isso é sinal de que Cristo é o vitorioso! Ou seja, a data, marcada e que  tanto nos beneficia,  na verdade é uma exaltação de Jesus, o vitorioso.

Se Cristo é o vitorioso, podemos afirmar que Ele venceu a morte e viveu uma vida exemplar em nosso meio. O nosso Cristo recebeu de Deus toda autoridade para exercê-la na Terra e no céu.  Devemos seguir seus passos porque Ele viveu de um modo que agradou a Deus. Logo, podemos concluir que Ele tinha intimidade com Deus. Viveu para amar a Deus acima de todas as coisas e ao seu próximo. Devemos fazer o mesmo. Cristo tem transformado a vida de muitas pessoas que antes eram vingativas, violentas, rancorosas e ainda ensinavam as crianças como ter ódio e rancor de alguém. Péssimo exemplo! Tentar resolver os problemas incentivando o afastamento entre as pessoas.  Cristo não viveu e nem ensinou isso. 

Você, que está preso ao vício e não consegue oferecer perdão, deve deixar essa vida pecaminosa porque ela destruirá você e sua família. Simbolicamente, crave na cruz o seu orgulho que o impede de se reaproximar de quem tanto mal lhe fez para oferecer o perdão assim como Cristo o fez. Crave na cruz a sua ganância que o impede de deixar a jogatina, pois foi Jesus quem afirmou que não dá para servir a dois deuses. Ou você serve a Deus ou ao deus dimheiro. Cristo também nos ensinou que não devemos andar ansiosos, porque é Deus quem cuida de nós, nos alimenta, nos veste e nos abriga nos temporais.  Fique esperto (a). Você é vítima de seu orgulho ferido e de sua ganância por dinheiro. Nesta data, que seja a Cruz vazia um símbolo do sepultamento de tudo o que te tem feito mal e o tem afastado de Cristo.     

Não pense que adiar uma decisão de submissão total ao senhorio de Cristo ou remarcá-la para outra data fará de você uma pessoa mais forte para vencer esses males descritos acima. Isso não funciona dessa maneira. A páscoa é o dia que te faz olhar para trás no tempo (para a cruz) e te convence a deixar de fazer o que nunca você deveria ter começado, pois essas coisas só estragaram a sua vida. A força de que precisa para dar uma basta no que te prende à vida pecaminosa  e insubmissa à vontade de Deus é Cristo, o vitorioso!                                                             

Seminarista Márcio Coelho da Silva

domingo, 1 de abril de 2012

Dom Espiritual


DOM ESPIRITUAL
     
“ ... e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.. e Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho de seu serviço, para a edificação do Corpo de Cristo.”(Ef.4.7,11,12).

O Corpo de Cristo cresce na maturidade em fé e amor, segundo a justa cooperaçãode cada parte(Ef.4.16).

Há um dom que queremos destacar nesta oportunidade. É o dom da contribuição. Todos os crentes devem exercer este dom com o máximo de generosidade, na medida da fé e da capacidade de cada um. “...o que contribui, com liberalidade...”(Rom. 12.8)

O crente que possui o dom de contribuição sabe que tudo o que possui vem de Deus(Tiago 1.l7), e é generoso(I Crônicas 29.14). O dom de contribuição motiva o seu possuidor a distribuir parte dos seus recursos e bens em prol de canal material para esta promoção, e dando um testemunho concreto de amor e cuidado para com a necessidade alheia. E, quando essa necessidade é da comunidade dos fiéis, a responsabilidade aumenta. Este dom espiritual reflete a generosidade, que deve ser expressa por todos os cristãos como uma disposição para doar alegremente parte da sua renda além da entrega legal do dízimo(II Cor. 9.7-9),( Fp 4.15,16).

O Apóstolo Paulo desafiou os crentes da Igreja de Corinto a agirem segundo seus planos observando quatro princípios:

1- Sua vontade de contribuir entusiasticamente é mais importante que a quantia doada;
2- Você deve se esforçar para cumprir seus compromissos financeiros;
3- Se você doar aos necessitados, eles, por sua vez, o ajudarão quando você estiver necessitado;
4- Você deve doar como uma resposta a Cristo, e não pelas vantagens que pode ter por fazê-lo.

O modo como você contribui reflete sua devoção ao Senhor.

Rev. Oséas Barreto Velasco

O cristão e o dia da mentira


O cristão e o dia da mentira

O que o mundo diz sobre a mentira está na coleção de frases e ditados populares. São eles:   “A mentira corre mais que a verdade.” “A mentira é o autor de toda a maldade.” “A mentira tem pernas curtas.” “A mentira corre, mas a verdade a apanha.” “O ‘quase’ e o ‘talvez’ encobrem muita mentira.” “A mentira é como uma bola de neve; quanto mais rola, mais engrossa.” “Às vezes são precisas muitas mentiras para sustentar uma.” “A mentira só é vício quando faz mal; se faz bem, é uma grande virtude.” “A mentira é tanto mais saborosa, quanto mais verdadeira se afigura.” “Após uma mentira, vem outra ainda maior.”  “Dura a mentira enquanto não chega a verdade.” “A mentira é o degrau de todos os vícios.” “Uma mentira descobre outra.” “A mentira, só aos mentirosos prejudica.” “A mentira não tem pés, mas anda veloz.” “Língua comprida, mentira maior.” “A corda da mentira é muito curta.” “A mentira é como a desgraça, nunca vem só.” “A mentira é o tempero da verdade.” “A mentira dá flores, mas não frutos.” 

Na bíblia a mentira é assim descrita: “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e é o pai da mentira .”  - João – 8:44 ; “Não dirás falso testemunho contra o teu proximo”. ÊXODO 20:16; “O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.” Salmo 101:7 ; “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.” Provérbios 12:22; “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros”. Efésios 4: 25; “não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;”; Colossenses 3: 9-10; “Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.” Tiago 3:14 e por fim “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. “ Apocalípse 22:15.

Portanto, a designação de Dia da mentira não deve ser considerado um estímulo ao cristão para mentir, pois a Bíblia nos desautoriza quanto a essa prática. Talvez a única contribuição deste dia para o cristão é que nos faz lembrar o que a Palavra de Deus fala sobre o assunto. Irmãos o nosso compromisso é com a verdade. "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia" . (Provérbios 28:13). 

Seminarista Márcio Coelho

sexta-feira, 30 de março de 2012

Cantata de Páscoa no Ponto de Pregação


Cantata de Páscoa no Ponto de Pregação em Campo Grande
07 de abril de 2012 - 19 horas
Rua Tarsila do Amaral, 56 - Campo Grande
 Rio de Janeiro - RJ

domingo, 25 de março de 2012

Quem pode ser um plantador de igreja local?


Quem pode ser um plantador de igreja local?

Sabemos qual é nossa missão. Plantar uma igreja local. Os desafios são muitos. Um desafio que mexe com cada um de nós é saber se possuímos as habilidades para nos unir a um grupo e levar adiante o esforço de lançar as bases de uma igreja local. 

Com base na reflexão do Dr. Berndt Wolter aprenderemos quais são os requisitos que devemos ter para servirmos a Deus como plantadores de igreja. É importante analisarmos minuciosamente o que ele escreveu para comparar com o que temos sido e com o que fazemos:

1- Percepção Clara do Chamado de Deus;
2- Caráter Santificado;
3- Apoio forte do Cônjuge;
4- Habilidades de Liderança Visionária, Servidora e Capacitadora;
5- Habilidades de Iniciar/Juntar Pessoas; 
6- Habilidades de comunicação;
7- Habilidades de Evangelismo;
8- Habilidades de Discipulado;
9- Habilidades de Treinamento;
10- Habilidades para formação de equipes;
11- Habilidades de formação de grupo;
12- Conhecimento Técnico em Plantio de Igreja e Crescimento de Igreja;
13- Inteligência Emocional.

Esses treze apontamentos acima nos fazem  refletir profundamente sobre nossas vidas. Com certeza, para alguns tem que haver uma mudança mais profunda, para outros, no entanto, mais coragem para aceitar o seu chamado, visto que se encaixa muito bem no que foi descrito acima.  

Adaptado por Seminarista Márcio Coelho da Silva

domingo, 18 de março de 2012

Nossa missão, plantar uma igreja local


Nossa missão, plantar uma igreja local

Fomos chamados e comissionados por Jesus Cristo para uma nobre missão. Fazer o trabalho prosperar com a graça do Senhor. Nenhum de nós pode negligenciar essa obra, sob pena de estar prestando um desserviço ao Reino de Deus e de sermos infelizes ao vivermos inseguros nesta jornada, porque o melhor lugar para se estar em segurança é no centro da vontade de Deus.

Agora para plantar uma igreja local, precisamos atentar para alguns sinais que servem para justificar nossa decisão de dar o próximo passo na direção de plantar uma igreja local. Com base num artigo do Rev. Samuel Vieira publicado no site do CTPI, encontramos os sinais de vitalidade na Plantação de Igrejas. Vejamos se estamos caminhando na direção certa nesse processo:

1- A Igreja se encontra avançando no seu crescimento ou no declínio?
2- A Igreja possui boa auto-estima?
3- Tem havido conversões e restauração de pessoas?
4- O grupo experimenta alegria na comunhão?
5- O grupo olha para fora de si mesmo ou gasta toda sua energia na tentativa de resolver seus conflitos internos? 

Esses cinco pontos descritos acima pelo Rev. Samuel Vieira nos servem como termômetro para verificar o quanto já caminhamos e o quanto falta caminhar para cumprir com nossa missão que já foi aprovada por Deus. Se eles estiverem presentes no grupo que se propõe a plantar uma igreja local, então há vida espiritual. Se há vida espiritual, então estamos no caminho certo. Porque onde tem vida, o crescimento é inevitável, diria natural.

Adaptado por Seminarista Márcio Coelho da Silva
Publicado no boletim do Ponto de Pregação em Campo Grande.

domingo, 11 de março de 2012

Todos estão preparados para ganhar um "NÃO" ?


TODOS ESTÃO PREPARADOS PARA GANHAR UM “NÃO”?

“Quem ama a disciplina, ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido”.  Provérbios 12: 01

Não, infelizmente nem todos. Quando alguém não consegue conviver com o “não”, logo ele terá problemas de relacionamento com quem está ao seu lado. E esse tipo de coisa só serve para azedar nossas relações, além de abrir uma brecha para que nosso adversário  use de táticas cruéis para nos desanimar. Ele insinua que se você levou um “não” é porque não existe mais espaço no grupo para você. Ou então insinua que você não é mais importante. Então a nossa reação imediata é se isolar, que evolui para o quadro em que perdemos a alegria de estar juntos e, finalmente, passamos a ter a falsa sensação de que nosso tempo acabou naquele lugar.

Tudo isso é mentira do inimigo de sua alma. Acorde, antes que seja tarde demais para você, pois muitos se deixaram levar por essas insinuações e se viram num imenso laberinto escuro, abafado e estreito, desconfiado de tudo e de todos. Nessas circunstânias, se perde a qualidade de vida. A vida perde seu colorido. Nessas horas aparecem os amigos que ajudam dando força a sua desastrosa decisão.  

A solução para você é atentar para os conselhos da Palavra de Deus. Ame sempre a disciplina. Assim você evitará muitos males sobre a tua vida. Lembre-se, Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. A sua história com Cristo é plena de promessas boas que se cumpriram com certeza. Agora, sua atitude de revolta diante de um “não” te levará a um caminho pleno de incertezas.
                            
Seminarista Márcio Coelho da Silva

sábado, 10 de março de 2012

A mulher cristã


A mulher cristã

Você é uma mulher internacional? Não. Certamente não. Internacional é o dia oito de março. Mas você é uma mulher cristã, portanto deve ser  virtuosa no lar, como mãe e esposa; Na igreja como serva do Senhor.

Na pastoral do dia doze de fevereiro ressaltamos em consideração ao dia da Mulher Presbiteriana, a mulher  virtuosa como esposa, como diz o ensino de Prov. 31.11.

E como mãe? Você se considera uma excelente ou pelo menos uma boa mãe?
   
Conta-se que um certo soldado foi comissionado a uma missão altamente perigosa na qual sua vida corria risco. Aquele soldado pediu a seu superior que lhe deixasse cumprir a missão às onze horas da noite por ser essa a hora mais segura. Perguntado por que, disse:” É a hora quando minha mãe ora por mim todas as noites”. Você, mulher cristã e certamente virtuosa, tem o hábito de orar por seu filho todos os dias e de preferência em hora marcada?

Costuma-se dizer que atrás de cada Pastor, evangelista, missionário, escritor ou cristão proeminente, se encontra uma mãe fiel que o conduziu. Um exemplo – Suzana Wesley foi mãe de dezenove filhos; O esposo era Pastor e quase sempre ausente do lar, mas ela encontrava tempo para dedicar uma hora diariamente para oração e leitura da Bíblia e o resultado: Dois grandes homens de Deus saíram daquele lar – João Wesley o fundador do Metodismo e Carlos Wesley, pregador também e autor de vários hinos. Como precisamos de melhores mães      na igreja como servas do Senhor!                                                                                                                     

Nas epístolas pastorais encontramos várias informações e recomendações a cerca da mulher na vida cristã, como se vê: “ As mulheres idosas , que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras e mestras do bem a fim de instruírem as jovens recém-casadas(Tito 2-3).Em I Tim. 3.11 Paulo recomenda que as mulheres que servem a Igreja devem ser honestas(dignas de confiança), não caluniadoras, sóbrias e fiéis em tudo(envolve zelo, perseverança e temor a Deus). Você é uma mulher cristã   e portanto, virtuosa, melhor que ser internacional.


Rev. Oséas Barreto Velasco

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Enfim, Feliz Ano Novo!?


ENFIM, FELIZ ANO NOVO!?

Para o cristão o ano começa após o carnaval? Claro que não. O crente não segue o calendário do mundo. Até o calendário sofre influência de nossa cultura, pois no Brasil muitos costumam dizer que o ano só começa após o carnaval dada a sua proximidade com o 31 de Dezembro.  É o jeitinho brasileiro de ser. Como prova dessa prática, basta ver como o carnaval é bastante antecipado e muito prorrogado em alguns lugares do nosso país. Simplesmente as pessoas faltam ao trabalho para emendar a “folia”. A quarta-feira de cinzas não é mais a mesma. Simplesmente é atropelada pelo desejo intenso e pecaminoso de prolongar o que não agrada a Deus. Consideram que depois disso tudo é que vão começar de fato o ano.

No momento em que o crente experimenta o novo nascimento, mediante obra do Espírito Santo, ele recebe de Deus uma nobre missão que é o de trabalhar no Reino e para o Reino. Quanto a essa missão, ele não tem como fugir ou se esconder. Afinal de contas, como se esconder dos olhos de Deus que tudo vê e que está em todo lugar?  
 
Então o mundo funciona de um jeito, enquanto que a vida cristã obedece a outra lógica que tem como princípio que na obra de Deus rigorosamente não há férias, enforcamento, folgas, feriados ou festas que possam servir de ponto de partida para o trabalho na seara santa. Estamos em constante labor que requer de nós também constante vigilância. Portanto, para o cristão o ano de trabalho já começou no momento em que foi comissionado para a obra. 

Seminarista Márcio Coelho da Silva

domingo, 12 de fevereiro de 2012

O ministério da mulher


O ministério da mulher

“Enganosa é a graça e vaidade a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” Pv. 31.30.

Embora possa parecer estranho este título, contudo não devemos menosprezar o importante serviço que as mulheres prestam à Igreja, o relevante papel que a mulher cristã exerce no lar e na sociedade, sem, necessariamente, títulos ou cargos.

O louvor à mulher virtuosa:

1- É procurada – a mulher que o Rei Lemuel exalta e procura não é a bonita, a atrativa, a bem vestida, culta, rica, educada, inteligente e ativa, porém a que é virtuosa.

2- Temor de Deus – A mulher que teme ao Senhor. É um temor oriundo de vida espiritual que se traduz em ação diária pelo que ela é, diz e faz. Conforme Provérbios 31.25 ela levanta em seu redor um muro de dignidade, honra e respeito e desde a sua infância, adolescência e juventude vive dentro dos limites da discrição e pudor. Ela abre sua boca com sabedoria (Pv. 31.26). As suas palavras expressam a riqueza interior de sua vida sábia e relatada. Ela alarga sua mão ao pobre, e estende suas mãos aos necessitados. (Pv. 31.20). É uma mulher generosa e piedosa que não fica indiferente ante a dor do próximo.

3- Ela é virtuosa como esposa – “o coração do seu marido está nela confiado (Pv. 31.11). Ela é fiel ao esposo em todo seu proceder. Nenhuma ação ocasionará ao seu marido o mais leve prejuízo ou preocupação. O Rei Lemuel acrescenta que o marido da mulher virtuosa é conhecido nas portas, quando se senta com anciões da terra” (Pv. 31.23). Isto demostra a influência  de uma boa esposa. 

Mulher Presbiteriana! Cultive em seu coração e mente o ardente desejo de ser tida como uma mulher virtuosa; Parabéns pelo seu dia.

Rev. Oséas Barreto Velasco

Carnaval é ambiente para o cristão?


Carnaval é ambiente para o cristão?        

 “... não ameis o mundo, nem o que no mundo há ...”   
 1ª João  2: 15

Claro que não. O crente que se envolve nessa festa da carne está claramente infringindo a ordem bíblica. Lá definitivamente não é ambiente para quem experimentou o novo nascimento em Cristo Jesus.
No início, o carnaval era até uma festa que pertencia ao calendário cristão. Entretanto, com o passar do tempo, essa festa cada vez mais ficou nas mãos do diabo. Naquela época, o carnaval era uma despedida da "carne", para se entrar na Quaresma, período de abstinência de carne. As pessoas, nessa festa, abusavam dos manjares, logo em seguida, na quarta-feira de cinzas, iniciava-se a abstinência. Então a quarta-feira de cinzas era um "dia santificado". 

Apesar de o carnaval pertencer originalmente ao calendário cristão, não dá para aceitá-lo mais como um espaço onde o crente pode “brincar”, pois é um período de muita destruição e prejuízo para a humanidade. É só analisar o noticiário na quarta-feira de cinzas para constatar isso. Sem se falar naqueles dados que não são divulgados, como por exemplo, a quantidade de pessoas que contraem doenças sexualmente transmissíveis, os jovens que são encaminhados para as drogas, as famílias que são arruinadas, por causa da infidelidade conjugal etc. Tudo isso são práticas que afrontam os valores cristãos. 

O carnaval é o mesmo que orgia( desordem, desperdício). O apóstolo Pedro nos adverte a não ardarmos( frequentarmos) nesse tipo de ambiente. Veja: “ … porque basta o tempo decorrido para terdes exeutado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias...” 1º Pedro 4:3. 

Adaptado por Seminarista Márcio Coelho da Silva

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Federação de UMP - 04 de fevereiro - Próximo sábado


Federação de Mocidades do Presbitério Novo Oeste Rio
Próximo Sábado, 04 de fevereiro - 19 horas
Na Igreja Presbiteriana de Vila Kennedy

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Da liberdade cristã e da liberdade de consciência


Da liberdade cristã e da liberdade de consciência

Para a liberdade foi que cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes, e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão (Gálatas 5.1)

A liberdade que Cristo, sob o evangelho, comprou para os crentes consiste em serem eles libertos da culpa do pecado, da ira condenatória de Deus, da maldição da lei moral; em serem libertos do poder deste mundo, do cativeiro de Satanás, do domínio do pecado, da nocividade das aflições, do aguilhão da morte, da vitória da sepultura e da condenação eterna; como também em terem eles livre acesso a Deus, em lhe prestarem obediência, não movidos de um modo servil, mas de amor filial e de espírito voluntário. Todos estes privilégios eram comuns também aos crentes sob a lei; mas sob o Novo Testamento, a liberdade dos cristãos está mais ampliada, achando-se eles livres do jugo da lei cerimonial a que estava sujeita a Igreja Judaica, e tendo mais ousadia no acesso ao trono da graça e mais plena comunicações do gracioso Espírito de Deus, do que ordinariamente alcançavam os crentes sob a lei.

“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (Porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro – Gl. 3.13).”

O problema dos Gálatas era a busca da certeza da salvação através da circuncisão e da lei. Paulo afirma que a nossa garantia é o espírito que nos apresentará perante Deus perfeitos na justiça de Cristo (Ef. 1.13,14).

Rev. Oséas Barreto Velasco 

domingo, 8 de janeiro de 2012

De Deus e da Santíssima Trindade


De Deus e da Santíssima Trindade

Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. (Dt. 6.4). Este versículo o que é freqüentemente chamado de Shemá, com base na Palavra Hebraica inicial que significa “ouve”, Tornou-se a grande confissão da fé monoteísta de Israel, sendo recitada todas as manhãs e finais de tarde pelos judeus (Mc. 12.29).

Há um só Deus vivo e verdadeiro, o qual é infinito em seu ser e perfeições. Ele é um espírito puríssimo, invisível, sem corpo, membros ou paixões, é imutável, imenso, eterno, incompreensível, onipotente, onisciente, santíssimo, completamente livre e absoluto, fazendo tudo para sua própria glória e segundo o conselho da sua própria vontade, que é reta e imutável. É cheio de amor, é gracioso, misericordioso, longânimo, muito bondoso e verdadeiro galardoador dos que o buscam, e, contudo, justíssimo e terrível em seus juízos, pois odeia todo pecado; de modo algum terá por inocente o culpado. O versículo 4 do cap. 6 de Deuteronômio tem sido traduzido de várias formas, embora o mais provável é que enfatize a singularidade de Javé, devendo ser traduzido: “O Senhor é nosso Deus, somente o Senhor”. A singularidade de Deus impede a adoração a qualquer outro, e exige um compromisso total de amor (v. 5) Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força. Jesus Cristo declarou ser este o primeiro e grande mandamento e acrescentou-lhe a frase “de todo o teu entendimento” (Mc. 12.30).

Bases textuais: 
1) Bíblia de Estudo de genebra
2) Confissão de Fé de Westminster

Rev. Oséas Barreto Velasco.

Semana universal de oração


Semana universal de oração

Começamos um novo ano com muita oração, pois cumprimos com o nosso dever ao destinar essa primeira semana à oração. Não podemos deixar que essa prática caia no esquecimento e nem transformá-la em mero formalismo que não traz renovo para a Igreja de Cristo.

Sabemos que não existe uma semana de oração e pronto. Temos a convicção de que toda semana é semana de oração, independentemente de nossos calendários. Uma data como essa, apenas tem o mérito de nos fazer lembrar que a cada nova etapa de nossas vidas, a oração é fundamental. Também serve de testemunho para os não-crentes e para os mais jovens que devem crescer aprendendo a manter a santa e saudável prática de reuniões coletivas de orações.

A experiência de freqüentar esses encontros é gratificante para o crente. Sua fé é fortalecida e sua comunhão com o Senhor é aprofundada. Vale a pena ressaltar que se o crente quiser aprofundar mais a sua comunhão com Deus, este deverá particularmente cultivar uma vida piedosa. É gratificante porque nos alegramos com os testemunhos de vitórias alcançadas com a persistência em oração. Quanto mais nos dedicamos à oração, mais próximo nos achegamos da vida que Jesus teve. Vida de oração, fonte de inspiração e de poder. É uma experiência tão especial que nos faz enxergar o próximo, á medida que dedicamos tempo na prática da intercessão.

Se você não pode participar por algum motivo, não se sinta excluído dessa grande benção. Afinal de contas, seu nome e o de sua família foram lembrados em cada dia em que nos reunimos. Para o próximo ano, se organize para que esteja conosco e reforce as fileiras de oração composta pelos fiéis de todo mundo.

Seminarista Márcio Coelho da Silva

sábado, 7 de janeiro de 2012

Ataques contra cristãos na Nigéria matam mais de trinta


Ataques contra cristãos na Nigéria matam mais de trinta

Escalada de violência no norte do país aumenta temor por conflitos religiosos


Publicado originalmente em Veja.Com

Família nigeriana enterra parentes mortos em ataques ocorridos durante o Natal (Afolabi Sotunde/Reuters)
Pelo menos 36 pessoas morreram nos dois últimos dias no norte da Nigéria em quatro ataques contra cristãos, após o fim de um ultimato do grupo islâmico radical Boko Haram exigindo a saída dos fiéis do norte do país.

Atentado durante funeral - No mais recente ataque, realizado nesta sexta-feira na cidade de Yola, nordeste da Nigéria, ao menos oito pessoas morreram quando homens armados entraram em uma igreja, informou uma fonte médica. Outro ataque deixou 17 pessoas mortas nesta sexta-feira na cidade de Mubi, também no nordeste nigeriano, durante um funeral de cristãos mortos na noite anterior. Um morador de Mubi afirmou que, após o assassinato na véspera de cinco pessoas em um hotel, os amigos e parentes dos mortos se reuniram na casa de uma das vítimas. "Homens não identificados chegaram à casa e mataram 17 pessoas", afirmou ele.

Também no nordeste do país ocorreu outro ataque, na noite de quinta-feira, contra fiéis reunidos em uma igreja perto de Gombe. "Eram as sete e meia da tarde (16h30 de Brasília) quando homens armados invadiram a igreja e abriram fogo contra a assembleia de cristãos. Seis pessoas morreram no ataque e outras dez ficaram feridas", explicou John Jauro, pastor da igreja atacada.

Radicalismo - Horas depois, o suposto porta-voz do grupo islamita assumiu a autoria dos ataques contra a igreja perto de Gombe. O porta-voz, que se apresentou como Abul Qaqa, também afirmou que os atentados foram uma resposta ao ultimato dado pelo grupo no domingo para que os cristãos deixassem em três dias o norte do país, de maioria muçulmana. O sul da Nigéria, país de 160 milhões de habitantes, é de maioria cristã. No entanto, milhões de muçulmanos vivem no sul e outros milhões de cristãos, no norte.

O Boko Haram, cujo nome significa "a educação não islâmica é um pecado" luta para impor a lei islâmica (sharia) na Nigéria. No passado, o grupo terrorista, que já assumiu vínculos com a Al Qaeda, reivindicou entre outros o atentado suicida cometido em agosto de 2011 contra os escritórios da ONU em Abuja, no qual morreram 25 pessoas. Suas operações parecem ter tomado novas feições com a onda de atentados no dia de Natal, contra igrejas cristãs e que deixaram 49 mortos.

Tensão religiosa - Diante da escalada de violência, muitos temem uma explosão de conflitos religiosos. Alguns líderes cristãos ameaçaram recentemente se defender caso seus correligionários voltem a ser atacados. "Não estamos chamando os cristãos à vingança, mas estamos chamando a ficarmos alerta e protegernos, proteger suas famílias e seus bens contra estes ataques", disse nesta sexta-feira o líder da principal organização cristã do norte do país, a CAN.

(Com agência France-Presse)

domingo, 1 de janeiro de 2012

Antigos e novos desafios para 2012


Antigos e novos desafios para 2012

O ano de 2011 já se foi e 2012 já é uma realidade que nos impõe novos desafios ao lado de outros de 2011. É certo que não podemos perder de vista os velhos desafios que ainda precisam ser alcançados, porém não podemos deixar de olhar para frente que também exige de nós novas respostas para uma nova etapa.

Em termos gerais, faltou comprarmos um bebedouro elétrico em 2011 a fim de oferecermos mais conforto aos membros e visitantes que freqüentam os nossos trabalhos. Trabalhemos e ofertemos para que em breve tenhamos um para alegria nossa e glória de Deus. Outro desafio que cumprimos em parte foi o evangelismo ao ar livre. Conclamamos a todos que apóiem este trabalho em 2012, porque faz parte de nossa missão enquanto cristãos nesse mundo.

Em termos setoriais, organizamos uma equipe de louvor que, entretanto, carece de ser consolidada em 2012.  Uma vitória foi a reativação do coral, que anda esquecido em várias igrejas, para o natal de 2011. Em 2012 já temos algumas missões para o nosso coral como as cantatas de páscoa e de natal. Precisamos reativar os ensaios do conjunto de adolescentes, assim como a classe de adolescentes na EBD. 

Porém temos que reconhecer: Obrigado Senhor pelas inúmeras visitas realizadas; pelos cultos nos lares; pela obra de assistência social; pelos cafés da manhã; pelo batismo; pelas confraternizações de final de ano; pelas diversas homenagens; pelas mobílias adquiridas através de doação ou de compra; pelos livramentos dos e nos acidentes; pelas maravilhosas mensagens e pela sua divina aprovação ao trabalho realizado neste Ponto de pregação. 

Seminarista Márcio Coelho da Silva
Publicado no boletim do Ponto de Pregação em Campo Grande

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com