sábado, 16 de julho de 2011
Priorizando o que não é prioridade
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Meu amigo vale ouro
domingo, 10 de julho de 2011
Outro desafio da Missão
“O aumento da pobreza”
O desafio missionário é mostrar compaixão de modo que o indivíduo venha a se livrar da pobreza ao mesmo tempo em que ouve falar sobre Jesus Cristo como Pão da Vida Eterna. Ao examinar este desafio haveremos de notar os seguintes fatos: 1- De modo geral, os pobres e os espiritualmente perdidos são as mesmas pessoas. Ao observarmos o mapa do mundo, notamos que aqueles países que estão mais distantes de Cristo e do Evangelho são também os mais pobres. Semelhantemente, são países onde há grande opressão e injustiça. 2 – Os pobres formam o maior grupo de pessoas dentre todas do mundo, que estão à parte da fé cristã. Alguns deles vivem em vilas, outros em grandes cidades. Onde quer que estejam. Os pobres e os perdidos nos chamam para que levemos o evangelho e a misericórdia cristã até eles. Não devemos ignorar seu clamor!
Outro fator a ser considerado é que as crianças e os jovens compõem metade da população do mundo. Nunca existiram tantas crianças e jovens em toda história da humanidade, como nos nossos dias. Isto representa um grande desafio para as missões cristãs. Os jovens são aqueles que mais tomam a decisão de seguir a Cristo. Levar-lhes a palavra de Deus requer uma literatura especial, professores treinados para trabalhar com a juventude e programas desenvolvidos para eles e para as crianças. São necessários mais obreiros cristãos que direcionem a maioria dos seus esforços em alcançar a juventude para Cristo.
Estes são os maiores desafio das missões cristãs ao redor do mundo.
Rev. Oséas Barreto Velasco
sábado, 9 de julho de 2011
Dia do Diácono
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Mais um Freitas chegando !!!
domingo, 3 de julho de 2011
Aniversário da Confederação de Mocidades
A missão e seus desafios
sábado, 2 de julho de 2011
Por que visitar os enfermos e os tratar bem?
quinta-feira, 30 de junho de 2011
O túmulo vazio de Cristo, o berço da igreja
domingo, 26 de junho de 2011
Responsabilidade missionária do cristão e da Igreja - Parte 4
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Enzo


domingo, 19 de junho de 2011
Dia da Igreja Perseguida
Responsabilidade missionária do cristão e da Igreja - Parte 3
domingo, 12 de junho de 2011
Domingo da Igreja Perseguida - 2011

Responsabilidade missionária do cristão e da Igreja - Parte 2
“E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim”. (Mt. 24.14).
A obra missionária é ordem expressa de Cristo emitida especialmente no final de seu ministério dirigida a seus discípulos. Ide por todo o mundo (Mc. 16.15). O “ide” é imperativo; não é apenas uma opção que o cristão e a Igreja podem fazer ou não. É ordem que espera cumprimento.
Aprendemos em Mt. 24.14 que Jesus só voltará quando sua ordem estiver cumprida. A Igreja primitiva não compreendeu e não fez isso imediatamente. Até o cap. 7 de Atos encontramos em Jerusalém uma Igreja viva, fiel. Exemplar, mas que não se expandia para além dos muros da cidade, até que sobreveio a perseguição. Deus usou a perseguição – da qual a primeira vítima foi Estevão, um fiel pregador e diácono – para fazer a Igreja partir em todas as direções pregando o Evangelho (At. 8.1-4), Se o homem não toma providência, Deus o faz para que o seu plano se realize.
Rev. Oséas Barreto Velasco
Leia a 1ª parte desta mensagem pastoral clicando aqui.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Semana Teológica no Seminário - Convite
De: Paschoal Filho <paschoalfilho@ipb.org.br>
Data: 7 de junho de 2011 14:54
Assunto: Convite
Para:
“Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que assista nos teus átrios; ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa – o teu santo templo”. (Salmo 65.4)
O Seminário Teológico Presbiteriano Reverendo Ashbel Green Simonton promoverá, se Deus o permitir, nos dias 8 a 10/06 próximos, sempre no horário das 19h, na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro (Rua Silva Jardim, 23 – Centro) sua Semana Teológica, quando tratará do tema “O Culto Reformado e o Século XXI: Bases Bíblicas e Contextualização”, quando pensaremos e proporemos ações efetivas que nos levem a adorar a Deus em espírito e em verdade. Nosso lema: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20.3).
Naquelas ocasiões será palestrante o Rev. Dr. Augustus Nicodemus Gomes Lopes – Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil e Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Cremos que serão momentos de uma reflexão teológica que muito edificarão a todos e que, certamente, trarão grande benefício aos nossos seminaristas, bem como a toda a igreja, em um tempo de grandes desafios e tantos ventos de doutrina.
Contando com a presença dos irmãos, bem como com suas orações, o que muito fortalecerá nossa comunhão, despedimo-nos, mui fraternalmente.
Em Cristo Jesus, o Mestre.
Rev. Claudio Aragão da Guia
Diretor
domingo, 5 de junho de 2011
Por que devo orar antes das refeições?

Responsabilidade missionária do cristão e da Igreja - Parte 1
quarta-feira, 1 de junho de 2011
A ovelha perdida
domingo, 29 de maio de 2011
Culpa com arrependimento
sábado, 28 de maio de 2011
PL 122 - IPB reforça sua posição

IPB reforça sua posição no programa Verdade e Vida
Rev. Roberto Brasileiro, Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana participou do Programa Verdade e Vida, respondendo questões sobre a polêmica Lei da Homofobia, conhecida como PL 122, que traz discussões sérias dentro das Igrejas cristãs reformadas.
No Programa, dirigido pelo Presbítero Daniel Sacramento, Rev. Roberto Brasileiro respondeu a algumas perguntas que refletem a preocupação da comunidade presbiteriana, e esclareceu fatores de importância fundamental na defesa da fé cristã e orientação Bíblica.
Já no início do programa, Rev. Roberto declarou que não há sustentação Bíblica, ou mesmo na história da humanidade, para o casamento homossexual. “Deus quando criou o homem, Ele estabeleceu o homem masculino, a mulher feminina, e determinou que deveriam se unir, se tornar uma só carne e a partir daí a raça humana teria seu desenvolvimento natural. À luz das Escrituras Sagradas, a relação homoafetiva é uma relação pecaminosa, porque ela destrói a própria natureza da pessoa, ela elimina a possibilidade da pessoa exercer a vida dentro do princípio criacional estabelecido por Deus”.
Na questão da PL 122, o Presidente do Supremo Concílio da IPB disse que mesmo respeitando as liberdades de escolha, a Igreja não pode aceitar a institucionalização de um ato pecaminoso. “Se aceitarmos, nós estamos dizendo que é possível vir a abençoar, e isso não é possível. Não podemos aceitar porque contraría o princípio bíblico, um principio criacional e um princípio de formação de família. Então, a igreja ficará sempre diante de uma situação de desobediência completa ao Estado, pois, se o Estado tomar essa decisão, a Igreja dirá ‘nós não podemos acatar uma decisão que determine que haja essa união’, porque nós não podemos abençoar essa união”.
Muitos presbiterianos que acessam os canais de comunicação da IPB têm manifestado sua posição no que diz respeito à PL 122. Para Rev. Roberto Brasileiro, essa atitude deve mesmo permanecer, porque cada cidadão cristão tem o direito de defender, civilizadamente, sua fé e princípios.
“A igreja tem que ter a ousadia de pagar o preço de ser Igreja e de cumprir a sua vida ministerial. A IPB adota como sua posição oficial a não aceitação de casamento homoafetivo. Para nós, nenhuma relação homoafetiva pode ser aceita, é um ato pecaminoso, contrário aos princípios bíblicos e doutrinários de nossa Igreja”, defende Rev. Roberto.
Quando questionado sobre o papel do cidadão neste momento, Rev. Roberto conclama os cristão a cobrar de seus canditatos eleitos, um retorno que responda às expectativas da Igreja. “Eu creio que a Igreja deve orar e deve manifestar a sua vontade aos candidatos eleitos pelo voto dos cristãos, seja esse candidato evangélico ou não. Devemos mandar e-mails e devemos mostrar à sociedade a nossa posição e o porquê dessa nossa linha de ação”.
Para o apresentador Daniel Sacramento, a posição da IPB é muito importante para nortear os presbiterianos para que permaneçam em seus princípios. “Nós não negociamos princípios, não negociamos os princípios da palavra de Deus”, conclui.
Manifesto Presbiteriano
Em abril de 2007, Rev. Roberto Brasileiro escreveu uma carta intitulada Manifesto Presbiteriano, em que defendia os princípios da IPB diante da criminalização da homofobia. No Portal IPB é possível encontrar o texto na íntegra (http://www.ipb.org.br/portal/noticias/504-manifesto-presbiteriano-sobre-aborto-e-homofobia), mas a seguir, o leitor terá acesso aos trecho específicos sobre o assunto.
II – Quanto à chamada LEI DA HOMOFOBIA, que parte do princípio que toda manifestação contrária ao homossexualidade é homofóbica, e caracteriza como crime essas manifestações, a Igreja Presbiteriana do Brasil repudia a caracterização da expressão do ensino bíblico sobre o homossexualidade como sendo homofobia, ao mesmo tempo em que repudia qualquer forma de violência contra o ser humano criado à imagem de Deus, o que inclui homossexuais e quaisquer outros cidadãos.
Visto que: (1) a promulgação da nossa Carta Magna em 1988 já previa direitos e garantias individuais para todos os cidadãos brasileiros; (2) as medidas legais que surgiram visando beneficiar homossexuais, como o reconhecimento da sua união estável, a adoção por homossexuais, o direito patrimonial e a previsão de benefícios por parte do INSS foram tomadas buscando resolver casos concretos sem, contudo, observar o interesse público, o bem comum e a legislação pátria vigente; (3) a liberdade religiosa assegura a todo cidadão brasileiro a exposição de sua fé sem a interferência do Estado, sendo a este vedada a interferência nas formas de culto, na subvenção de quaisquer cultos e ainda na própria opção pela inexistência de fé e culto; (4) a liberdade de expressão, como direito individual e coletivo, corrobora com a mãe das liberdades, a liberdade de consciência, mantendo o Estado eqüidistante das manifestações cúlticas em todas as culturas e expressões religiosas do nosso País; (5) as Escrituras Sagradas, sobre as quais a Igreja Presbiteriana do Brasil firma suas crenças e práticas, ensinam que Deus criou a humanidade com uma diferenciação sexual (homem e mulher) e com propósitos heterossexuais específicos que envolvem o casamento, a unidade sexual e a procriação; e que Jesus Cristo ratificou esse entendimento ao dizer, “. . . desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher” (Marcos 10.6); e que os apóstolos de Cristo entendiam quea prática homossexual era pecaminosa e contrária aos planos originais de Deus (Romanos 1.24-27; 1Coríntios 6:9-11).
Ante ao exposto, por sua doutrina, regra de fé e prática, a Igreja Presbiteriana do Brasil MANIFESTA-SE contra a aprovação da chamada lei da homofobia, por entender que ensinar e pregar contra a prática do homossexualidade não é homofobia, por entender que uma lei dessa natureza maximiza direitos a um determinado grupo de cidadãos, ao mesmo tempo em que minimiza, atrofia e falece direitos e princípios já determinados principalmente pela Carta Magna e pela Declaração Universal de Direitos Humanos; e por entender que tal lei interfere diretamente na liberdade e na missão das igrejas de todas orientações de falarem, pregarem e ensinarem sobre a conduta e o comportamento ético de todos, inclusive dos homossexuais.
Portanto, a Igreja Presbiteriana do Brasil não pode abrir mão do seu legítimo direito de expressar-se, em público e em privado, sobre todo e qualquer comportamento humano, no cumprimento de sua missão de anunciar o Evangelho, conclamando a todos ao arrependimento e à fé em Jesus Cristo.
Patrocínio, Minas Gerais, abril de 2007 AD.
Rev. Roberto Brasileiro
Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil
Fonte: Portal IPB (http://www.ipb.org.br)
domingo, 22 de maio de 2011
O poder do dinheiro
domingo, 15 de maio de 2011
A Gratidão na vida do crente

sábado, 14 de maio de 2011
Dia Nacional da Mocidade Presbiteriana

segunda-feira, 9 de maio de 2011
Seminário de Louvor e Adoração - Fotos do Domingo








Homenagem às mães na Escola Dominical
domingo, 8 de maio de 2011
Seminário de Louvor e Adoração - Fotos de Sexta e Sábado
Quem eu devo homenagear nos dias das mães?
O uso da música na literatura cristã
Militando com fé
domingo, 1 de maio de 2011
Deus dá um padrão litúrgico
Adoração na bíblia é a resposta devida pelas criaturas racionais à auto-revelação de seu Criador. É uma honraria e glorificação a Deus por meio de um grato oferecimento retributivo a Ele por todas as boas dádivas, e por todo o conhecimento de sua grandeza e graça a nós concedidos. Isso inclui o Louvor a Ele pelo que Ele é, agradecendo-lhe os seus feitos, desejando-lhe glória adicional por seus atos de misericórdia, julgamento e poder, e crendo nEle pelo futuro bem-estar nosso e de outrem.
Aprender com Deus é também adoração: A atenção à sua palavra de instrução honra-o; a desatenção é um insulto a Ele. Uma adoração aceitável requer mãos limpas e um coração puro (Sl. 24.4), como também a disposição de expressar a devoção em atos de serviço e em palavras de adoração.
A base da adoração é o relacionamento pactual, por meio do qual Deus se associou àqueles a quem salvou e reivindicou para si. É declarar o caráter de Deus e seus atributos na presença de outras pessoas. Quando reconhecemos e afirmamos sua bondade, estamos expondo sua perfeita natureza moral a todos.
“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem”.
Deus é espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (Jo 4.24). A expressão “Deus é espírito” mostra que Ele não é um ser físico, limitado a tempo e espaço. Ele está presente em todos os lugares e pode ser adorado em qualquer local e a qualquer tempo. O mais importante não é onde adoramos, mas como adoramos o Senhor. A nossa adoração precisa ser genuína e verdadeira. Só podemos adorar de verdade ao Senhor se o fizermos com toda submissão de vida e em perfeita obediência à sua Palavra. Do contrário ela será falsa, hipócrita e, portanto, sem valor.
Rev. Oséas Barreto Velasco